Características importantes para o sucesso do relacionamento
03-04-2017 por Luiza de Sá
Você já pensou quais são as características do seu parceiro ideal?
Já pensou em quais destas características seu parceiro real possui e quão importantes elas são para sua relação?
Pois bem, essas são perguntas que muitas pessoas se fazem ao pensarem em relacionamentos. Quando se está amorosamente envolvido o casal desenvolve uma combinação de comportamentos que faz a relação durar por mais tempo com qualidade, sendo possível suportar momentos difíceis. Por outro lado, o relacionamento é posto em risco quando um dos pares não se percebe mais em uma relação amorosa ou quando não encontra mais prazer e satisfação.
Então, quais são os comportamentos mais importantes para as pessoas se manterem em um relacionamento amoroso?
A seguir apresentarei alguns dados interessantes obtidos na minha monografia sobre esse tema.
O estudo foi realizado em 2013, com pessoas de 40 a 55 anos que estavam em um relacionamento de no mínimo um ano de duração em comparação com outra pesquisa feita em 2012 com jovens de 25 a 30 anos e demais estudos sobre o assunto, como o de Buss (1989) feito com 37 culturas diferentes e o de Féres-Carneiro (1997) com casais de 26 a 55 anos. O questionário era composto por 50 características que deveriam ser avaliadas no parceiro ideal, real e quão importante elas são para a manutenção da relação.
Homens e mulheres, dos jovens aos adultos esperam e possuem companheiros que sejam fiéis, compreensivos e confiáveis. Estes comportamentos são os mais importantes para que eles continuem na relação em todos os estudos.
Observou-se que os comportamentos relacionados ao trabalho como trabalhador, confiante e inteligente continuam importantes com o passar dos anos, enquanto preferências referentes ao desejo de ter filhos e capacidade reprodutiva estão diminuindo, principalmente na opinião de casais acima de 40 anos e recasados.
As mulheres com idade superior a 40 anos dão mais valor ao caráter do cônjuge do que os homens da mesma faixa etária – mas isso não deixa de ser importante para eles! Para elas, ser íntegro, responsável e maduro é importante para que se mantenham na relação. Já os homens valorizam as habilidades como organização e praticidade mais do que as mulheres.
Os casais mais novos tendem a dar maior importância para o fato dos cônjuges desejarem ter filhos e possuir boa capacidade de reprodução. Tais características demonstraram não serem relevantes para os casais mais velhos. Outras características que não são desejáveis em nenhuma instância são ser agressivo, ciumento e crítico.
Então, vemos que os valores são repassados entre as gerações e muitos deles permanecem até hoje, tais como a valorização da fidelidade e confiança entre o casal. É importante pensar sobre o que se deseja em um parceiro amoroso e se as características se fazem presentes na relação para que conflitos de compatibilidade sejam evitados. A maioria das pessoas que participaram da pesquisa possui cônjuges que demonstram características importantes para o outro e que são de grande relevância para a manutenção do relacionamento.
Ainda assim, não é possível predizer quanto tempo o relacionamento durará, pois a forma de ser casal está constantemente em processo de construção e avaliação. Mas pode-se afirmar que ao refletir sobre o relacionamento, aprendizados e valores adquiridos, é possível se conscientizar de suas preferências, assim como modificá-las e melhorar aquilo que já se tem.