Apresentação

08-03-2016  por Rogener Almeida

Olá caríssimos e caríssimas,

 

Venho apresentar a todos uma proposta de serviços psicoterapêuticos fundamentados a partir da Logoterapia e Análise Existencial. Trata-se da terceira escola de Viena. A primeira foi a Psicanálise de Sigmund Freud, a segunda escola foi a Psicologia Individual de Adolf Adler.

A Logoterapia e Análise existencial foi criada pelo judeu-austríaco Viktor Emil Frankl que era psiquiatra, neurologista, psicólogo e filósofo. Nascido no início do século XX, no dia 26 de março de 1905 e viveu até setembro de  1997, acompanhando todos os grandes acontecimentos históricos do século passado. Durante a primeira Guerra Mundial passou pela experiência de sofrimento e fome e na Segunda Guerra, perseguido e preso por sua origem judaica, viveu o Holocausto, sendo sobrevivente de quatro campos de concentração. Pode experimentar na própria existência o poder de resistência do espírito. Desde a infância questionava-se sobre o sentido da vida e interrogava seus professores sobre o mesmo. No início de sua carreira de psiquiatra, escolheu trabalhar com a juventude no combate ao suicídio. Afirmou com convicção que o sentido de sua vida era ajudar as demais pessoas a encontrarem o sentido da própria vida.

 

De acordo com a psicóloga austríaca Elisabeth Lukas, uma seguidora fiel de Frankl, a pretensão da Logoterapia e Análise existencial é muito simples: “quer preparar o caminho para uma vida plena de sentido”. Propicia a síntese integradora da pessoa com o mundo. Favorece a reconciliação entre as pessoas, a preservação dos vínculos amorosos, cultiva a sabedoria humana e promove as relações humanas a partir da convivência e da solidariedade no amor. Essa proposta é destinada tanto a pessoas sadias quanto a doentes, aos jovens e aos idosos, nas mais diversas situações de vida.

A logoterapia tem como objetivo ajudar a pessoa a desenvolver um projeto de sentido para a sua existência ao mesmo tempo que favorece as condições para que a pessoa descubra em si mesma os recursos que dispõe para realizá-lo. Por isso não basta a análise retrospectiva de seu passado, é necessário ir além, abrindo perspectiva de integração ao mundo e às relações pessoais, despertando a consciência do paciente para viver com liberdade e responsabilidade suas possibilidades de escolha.

 

O método terapêutico que aqui apresento é de inspiração fenomenológica e provoca na pessoa a descoberta, em si mesma, da dimensão noética, também chamada dimensão espiritual, a qual possibilita as duas mais importantes capacidades humanas: o autodistanciamento e a autotranscendência. Através dessas capacidades a pessoa liberta-se dos condicionamentos biológicos, sociais e psicológicos para viver uma existência plena de sentido. Entre suas principais técnicas estão o diálogo socrático, a intenção paradoxal e a derreflexão que são vivenciadas com enfoque original, reafirmando sempre a concepção tridimensional, constituída pelas dimensões física, psíquica e espiritual da pessoa.

 

A validade dessa abordagem foi comprovada por pesquisadores como, Crumbaugh e seu  PIL Test ( teste de propósito de vida),  aplicado nos mais diversos lugares do planeta, cujas provas estatísticas demonstraram a efetividade da teoria  com sua ênfase no sentido da vida. O próprio autor da Logoterapia pode provar na própria existência que a vida tem sentido em qualquer circunstância, mesmo diante das situações trágicas e dolorosas. É possível elevar-se acima de si mesmo e transforma-se diante daquilo que é o inevitável.

Autora

Rogener Almeida
Psicóloga
Analista Existencial
Logoterapeuta
Doutoranda Psicologia Social

Assuntos

Blog - Logoterapia

Av. Jeronimo de Albuquerque, 25 Altos do Calhau.

Pátio Jardins, Sala 812. São Luis - MA. 65074-220

R. das Andirobas, 040 - Jardim Renascença, Executive Lake, Sala 502 São Luís - MA, 65075-040

Whatsapp:

(98)9.8714-2545

CEPPSI JARDINS

CEPPSI LAGOA

  • Facebook Limpa
  • YouTube Social  Icon

PARCEIROS

Última atualização - 29/04/2020

© 2015 por CEPPSI